segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pintura de hortencias com guia de cores para você



                                      PINTANDO HORTÊNCIAS

Pintura de hortencias em tecido, um mistério para muitos de nós...Hoje estou trazendo, um forrinho de bandeja pintado com motivos de hortências e margaridas...
Quero lembrar a vocês,
que as hortências não são redondas, são repolhudas, mas não seguem um formato totalmente redondos, é só observar uma flor real, como esta:

Esta imagem, foi retirada do site: http://www.tocadacotia.com

Observem como saem florzinhas para fora dela. É mais ou menos assim que devemos pintar e não aquela bola cheia de florzinhas, fica esquisito.Pintar hortências não tem muito segredo (logo postarei um pap melhor), o que você tem a fazer é o seguinte:

Para as hortências : 

Usei tonalidades diferentes, mas você pode também fazer todas da mesma cor que ficará lindo. Como as minhas estão em um arranjo, dentro de um cachepô, resolvi deixar bem colorido.
E não se esqueça daquela regrinha de pintar primeiro o que está por baixo. 

Cores que usei e como pintei:

Use a cor mais clara na parte superior da flor, que é onde pega mais luz. Vá passando rosa ciclame, com o pincél cheio de tinta, na parte superior até mais ou menos o meio, tomando cuidado para não ficar aquela linha reta. Sem lavar o pincel, pegue agora o magenta e venha matizando de leve onde você terminou com a tinta rosa ciclame, venha descendo com o magenta agora pintando toda a parte de baixo da hortência, onde está a sombra.Com a tinta branca venha fazendo florzinhas de 4 pétalas, cada uma, na área em que você pintou com rosa ciclame. Quando chegar na área em que você pintou com magenta, faça as florzinhas em rosa ciclame, depois dê claridade em algumas florzinhas com a tinta branca.Nas partes que estiverem uma vaga, façam pequenas pétalas soltas, isso dará a imprensão que as flores estão sobrepostas em outras.Faça o miolinho, ou com amarelo  ouro ou com sépia. As outras flores pintei do mesmo modo, só mudei as cores, que são:

_Violeta, com lilás e branco para a luz
-Azul cobalto, com azul cerúleo e branco para a luz
-Magenta com rosa ciclame e branco para luz
-Amarelo ouro com amarelo cádmio e branco para luz

Para as margaridas


Pinte toda a flor, menos o miolo, com cinza lunar e aguarde uns 3 minutos para secar um pouco, depois forme as pétalas da margarida com o pincel carregado de branco. Pintando as pétalas de fora para dentro, em direção ao miolo.
Para o miolo, use amarelo ouro e matize com caramelo, dê batidinhas leves com sépia ao redor do miolo.

Para as folhas

Usei verde maçã (do lado da luz) e verde oliva(do lado da sombra), dando pinceladas com branco para acentuar a luz.

Para o cachepô


Passe branco no centro de forma aleatória.Em volta do branco, venha matizando com amarelo ouro, deixando um pouco do branco aparecendo.Em volta do amarelo ouro, venha matizando com caramelo até toda a beirada do cachepô. Dê a sombra com sépia,nas duas laterais(para dar a forma arredondada) e em baixo.Faça o acabamento da forma que você preferir

O risco


Se você for pintar o risco, com o cachepô, não copie o desenho das hastes. Só copie as hastes caso você vá pintar como vaso transparente.

Espero que você tenha gostado, qualquer dúvida pode perguntar aqui nessa postagem em forma de comentário, que assim que der, te respondo. E por falar em comentário, deixe o seu tá? Obrigada a todos.Bjimmmmmmmm


15 comentários:

  1. Olá Inês, como vai?
    Noooosssaa !!!!
    Ki espetáculo de pintura, ficaram maravilhosas.
    Eu amo hortências, mais tenho muito medo de pintá-las...
    Acho que as florzinhas que a compoe tem que ser bem feitinhas , assim como as suas, senão, não fica bonita....
    Vou esperar o seu Pap, para tirar minhas dúvidas.
    Não demore em fazê-lo...kkk
    Boa semaninha para ti.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Inês
    Que linnnnnnnnnnnnnnnnnnnnndo
    adoreeeeeeeeeeeeeeeeei
    ficaram perfeitas
    Bjs fique com Deus
    Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Querida
    Amei sua participação no sorteio
    Obrigado,boa sorte

    Linda pintura,parabéns
    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga boa tarde!
    Adorei essa pintura, ficou simplesmente maravilhosa!!Parabéns pelo capricho!!
    Amiga não estou desaparecida :), estive apenas um pouco ausente, tive que tratar de umas coisas e não tenho parado em casa rsrsrs.
    Amiga a minha sobrinha vai passar o Natal com o meu irmão, é uma boa oprotunidade para ela me trazer os cordões, vou ver se falo com ela!!
    Bjs e uma linda e feliz semana
    Dulcineia

    ResponderExcluir
  5. Nossa que lindo!!!!
    Quando eu vi a imagem da pintura lá no blogroll eu imaginei que fosse um quadro!!!!!!!!!Juro que nem passou pela minha cabeça que fosse pintura em tecido!
    Tá lindo, simplesmente maravilhoso, harmonioso na combinação de cores, nos efeitos de luz nas hortencias,o cachepó tá show de bola; sem falar no croche..coisa linda!
    Tô de boca aberta e queixo caido Inês; realmente a sua praia na pintura são as flores, acho melhor você parar de pintar bichinhos e ficar só pintando flores mesmo...kkkkkkkkk!!!!!!!!
    E se você quiser uma meia duzia se ovos de codorna poronga eu troco por umas 4"repolhudas" ai do vaso...srsrsrr..é pegar ou largar..srsrr
    Parabens viu, de verdade sua pintura esta uma beleza, uma delicia da gente ficar olhando.
    Beijokas querida, boa quarta feira e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Ah, esqueci de falar, não estou mais tomando diclofenaco, e o cotovelo ainda doi, mas minha cachorra tá doente,fui ontem e hoje com ela pra veterinario e acabei me perdendo nos horarios do remédio e acabei parando.
    E a compresa é fria, mas meu irmão faz uma bolsinha que ele aprendeu nos treinos de jiujitsu com agua e alcool, ai coloca no freezer, fica hiper gelado mas não congela e você só pode usar por uns segundinhos em cima da luchação. Eu tô fazendo mas dependendo do movimento ainda doi.
    É isso Inês, essa edição do Jornal Nacional da vida da Nil fica por aqui.
    Boa Noite!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ines, tudo bem?
    Vim retribuir a sua visita e achei seus trabalhos divinos!!!
    Nossa, acho muito lindo quem pinta e vc é bem versátil hein, rsrsrs
    Pintura, crochê...puxa vida!!!
    Um dia eu chego lá, hehe.

    Parabéns pelo blog, vou ser sua seguidora.
    Bjin
    Le

    ResponderExcluir
  8. KKKKKKKKKKKKKK virou Pistoleira?
    Amei a Bandeja!!! Arrasou!
    E aí? vai trocar as repolhudas por ovos de codorna?
    Por falar na Nil, ele me disse que vcs tiveram uma luta de Jiu Jitsu, por este motivo ela tá com dor de cotovelo.
    Parabéns!!! Fiquei sabendo que vc ganhou a luta. E ainda por cima ganhou o Richard Ghare
    UAU!!!! Essa eu não sabia rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs LUTADORA PROFISSIONAL heim Menina.
    Além de Skatista e Lutadora?
    Cacilda!!! e ainda sobra tempo pra fazer Bandejas LINDISSIMAS

    Beijos Flor e uma Linda Quinta-Feira
    Andrea

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK vai lá ver o comentario que eu deixei na NIL
    lá nas Galinhas que não são Galinhas
    Vcs me confudiram a cabeça
    Não sei mais o que é uma Galinha e nem Ovo de Codorna com Ovos de Poronga
    Isso que dá pegar o Bonde Andando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  10. Oi Inês!!!
    Tudo bom amoreco?
    Pra resolver a questão com você e a Andrea sobre as galinhas vou colar aqui um comentario quefiz no blog dela.
    "Eu vou fazer uma explicação aqui e depois vou copiar e colar igual no blog da Inês é uma aula de galinhacultura para as duas...kkkkkkkkk!!!!!!!!
    Não existe galinha poronga..srsrsr..não de verdade.
    Poronga é aquelas cabaças que o pessoal faz cuia, faz moringa e faz artesanato com elas, artesanato de cabaças. Pintam umas coisas bem legais,com a cabeça pequena, o pescoço meio compridinho e a parte de baixo bojuda, fica muito legal; e as galinhas são um dos motivos principais deste tipo de artesanato. Ai voce pega uma cabaça, lixa, dá um trato, pinta uma galinha com a cabeça na parte menor, um pescocinho engraçado e a parte de baixo preta, faz umas bolinhas com branco, espera secar e da um verniz..tarammm!!!! Galinha D'angola Poronga!!!!!
    A artesã Yarinha Pereira, que é especialista em pintura folk publicou um pano de copa com estas galinhas numa revista, e virou febre entre as artesãs.
    É isso! "
    Daqui a pouco eu volto Inês...

    ResponderExcluir
  11. Oi Inês, vortei!!!!srsrsr
    Sabe, eu li seu comentario no meu blog acho que você tem razão, talvez eu não tenha examinado bem a pintura deste cachepo, então pega seu paninho, coloca num envelope ou numa caixinha, de preferencia de sedex e manda aqui pra eu ver, de pertinho pode ser que minha opinião mude a respeito da sua pintura. Talvez eu tenha que colocar numa bandeja, usar, ver o efeito do trabalho no dia a dia, para depois dar a minha opinião abalizada sobre a sua pintura..srsrsrsrssrsr
    Minha amiga o que eu falei da sua pintura é a mais pura verdade, é a minha opinião sincera, sua pintura é "aquilus tudo" que eu falei e muito mais!!!!!!!srsrsr
    Eu nem falei do fundo, nem das margaridas que iluminaram toda a composição, e do charme das pétalas caidas...ela esta simplesmente dez, e já que você esta se aventurando pelas telas devia tentar pintar este motivo, acho que vai ficar um escandalo de lindo.
    Ai se você quiser, manda a tela também para eu analizar, porque eu preciso pendurar na minha parede, sentar no sofá e olha-la durante dias, talvez meses, antes de dizer qualquer coisa a respeito...rsrsr.
    Beijos mil Inês, fique com DEUS e continua pintando essas coisas maravilhosas.
    Abração.

    ResponderExcluir
  12. Agora eu entendi KKKKKKKKKKKKKKKK
    Por falar em galinhas, não sei se vc reparou na carinha delas.
    Eu tenho certeza de que uma galinha soltou um Pum e tentou colocar culpa nas outras.
    Qual Galinha que soltou um Pum?
    Essa pergunta é muito dificil
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  13. Olá Inês!
    Fiquei muito feliz com sua visita em meu cantinho!
    Menina, suas hortências estão um espetáculo, na verdade o trabalho todo, mas tenho uma paixão por essas flores, mas não consigo pintá-las, as minhas ficaram horrorosas!
    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  14. que lindo, querida. esta tudo bem? beijnhos e tudo de bom

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por compartilhar coisas tão lindas com todos nós. Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir

Amei sua visita em meu blog. Obrigada por seu comentário, sua opinião é muito importante para mim.Bjimmmm e volte sempre...

Divulgue o blog se você gostar. Obrigada


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...