quinta-feira, 9 de maio de 2013

Emborrachado...O que é e como pintar...


http://wwwmyblogpinturaarte.blogspot.com/2013/05/artesanato-em-emborrachado.html


Já há algum tempo, venho falando de emborrachado, mas nunca especifiquei o que é e nem como se pinta esse material. Mostrei vários trabalhos aqui no blog, feitos com esse material:


Tapete de emborrachado, com amor perfeito e crochê...
Passando o tempo
Pintura em emborrachado
Enfeites de geladeira
Enfeites de geladeira sem imã
Mais um tapetinho de emborrachado
Mais um trabalhinho no emborracchado
Tapete de emborrachado com crochê


                                            O Emborrachado


Emborrachado

Esse é apenas um pedaço de um emborrachado que tenho em casa.
Esse material, geralmente, é encontrado em casas especializadas em materiais para fabricação de calçados, se não me engano é usado na base da palmilha. é comprado por metro e costuma ser de 1 metro e vinte centímetros de largura mais ou menos. Esta é apenas uma das cores, porque costumo usar cores neutras, mas existe emborrachado de várias cores no mercado. Só um detalhe, não vá se confundir com napa. A napa é usada na fabricação de estofados e é bem mais fina que o emborrachado. E também não é borracha para palmilha que é bem mais grossa e não tão flexível como o emborrachado. Esse lado que está sendo mostrado, é o lado em que se pinta. Ele tem uma espécie de tecido fino o revestindo nessa parte.

Veja aqui, uma nova postagem com vídeo sobre o que é emborrachado



Emborrachado

Esse é o outro lado do emborrachado, esse lado é o que fica voltado para o chão no caso de tapetes e voltado para a geladeira armário ou azulejo, no caso de enfeites. Esse lado é  liso e brilhante, seria o avesso do emborrachado...


                                             A pintura, como se faz...




Emborrachado


Para se pintar o emborrachado o procedimento é o mesmo de qualquer tecido, com um pequeno detalhe que a tinta deve estar levemente mais diluída que para tecido. Como o emborrachado é um material macio, torna-se um pouco mais difícil passar o risco para a peça. O ideal é que seu carbono seja mais novo e que você coloque um pouquinho mais de pressão na caneta de preferência sem tinta, na hora de riscar. Mas se você souber desenhar a mão livre, aí deverá usar o lápis 6 b que é mais forte que o comum, jamais use caneta para desenhos a mão livre. Após riscado, pinte normalmente, como você pinta tecidos. Nesse enfeite de geladeira, usei tintas para tecido nas cores:
*Para a maçã:
 amarelo ouro, vermelho escarlate, púrpura, vinho e branco para a luz. Sépia com isca de preto para a profundidade onde fica o cabinho da maçã . 
*Para as uvas:
Verde musgo, vermelho escarlate vinho e branco para a luz.

Passar termolina leitosa depois de seco.

Após secar a pintura recortei em volta do desenho, mas isso você poderá fazer também antes de pintar.


                    Como se utiliza os enfeites de emborrachado...



Emborrachado

Simplesmente, você umedece levemente a mão e passa na parte brilhante do enfeite. Na foto, molhei um pouco mais somente para ser visto. E "cola" ele onde você queira que fique. Pode ser em geladeira, armários de aço, lavadouras de roupa  azulejos, tampa de vidro de fogões etc. A vantagem de se fazer esses enfeites é que além de ficarem bonitos, não usam imã, o que é bom para quem usa marca-passo.


                                               Retirando para lavar




Emborrachado

Quando passar um tempo, dias ou semanas que o enfeite foi colocado em uma determinada superfície, você notará ao retirá-lo para lavar, que ele oferecerá uma certa resistência para ser retirado, é como se realmente estivesse colado. Não se preocupe, basta ir retirando devagar, puxando com cuidado. Depois é só lavar à mão, com detergente neutro e recolocá-lo no lugar.


Emborrachado


 Com emborrachado, também pode-se fazer tapetes com ou sem crochê. Se você optar por fazer sem crochê, fica muito lindo, pintar uma margem (use sua criatividade) em toda a volta do tapete, ou até mesmo, aplicar um outro material, como fitas de cetim e outros... Espero que tenham gostado de mais essa postagem...Que tal fazer algo para dar de presente para sua mãe???Bjimmmmmmmmmmmmm

PS: Você gosta de contos com final feliz? Quer saber de uma bela história de amor que superou os limites entre a vida e a morte? Um grande amor de uma filha por sua mãe? Leia nesse link, no meu outro blog

Postagem atualizada em 29/08/2016

Link encurtado para essa postagem:    http://goo.gl/fuMy5T

5 comentários:


  1. legal seu blog, pinto emborrachados também e nunca tinha visto um blog que compartilha o passo a passo. Amei e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Achei maravilhoso seu trabalho. Obrigada por compartilhar. Tenha sucesso sempre, quando dividimos na realidade estamos multiplicando. Observe.

    ResponderExcluir
  3. Olá, bom dia, eu comprei um emborrachado marron pra pintar, me informaram que o emborrachado chupa muita tinta e que tem que passar 2 mãos, isso é verdade? grata, Graciele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Realmente o emborrachado chupa muita tinta mas em cores escuras eu nunca trabalhei. Mas seria bom vc tentar fazendo um teste em um pedaço a parte e se depois de seco, não ficar bom, dê uma demão de tinta branca sobre o risco antes de começar a pintar...Bom trabalho

      Excluir
  4. Como você dilui a tinta para pintar o emborrachado? Ah, amei a dica dos enfeites, dá para aproveitar os pedaços pequenos que sobram.

    ResponderExcluir

Amei sua visita em meu blog. Obrigada por seu comentário, sua opinião é muito importante para mim.Bjimmmm e volte sempre...

Divulgue o blog se você gostar. Obrigada


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...