quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Pintura em tecidos- fruteira de vidro(efeito transparência) com tomates, temperos, legumes e guia de cores...



Boa tarde amigos queridos. Depois de uma longa temporada estou de volta aos poucos, com minhas novas pinturas em tecido. Em todas estarei aos poucos e em novas postagens, colocando passo a passo de cada parte da pintura. Por enquanto vou dar apenas o guia de cores, mas aos poucos, para quem está começando ou quer uma ideia, postarei os paps, de como
 pintar tomates, transparência, berinjela, abobrinha, alho e as gotas escorrendo do tomate e da berinjela.


                                 As duas gotas escorrendo


  A gota no tomate

A gota na berinjela

                                                      O guia de cores


Notem, que a pintura não ficou muito boa, porque estou um pouco destreinada rsrsrsrsrs. Que boa desculpa né?rsrsrsrsr

Fundo-Inicie fazendo a base(como se fosse uma mesa) com siena natural em pinceladas de vai e vem no sentido horizontal, observando o limite da mesa. Faça uns veios com terra queimada. Sombreie sob os legumes (onde eles fazem sombra) com sépia.  Na parte de cima do riscosombreie com amarelo limão e verde oliva.
Fruteira- Com vermelho goiaba, com o pincel apenas sujo da tinta, sombreie na fruteira onde os tomates fazem reflexo.
Tomates- usei marfim com isca de caramelo, vermelho goiaba e vinho para matizar, usei branco para reforçar a luz.
Alho-base em branco, matiz em magenta e sépia para os detalhes
Cebola-base amarelo pele, cerâmica e vermelho goiaba(fazendo riscos), branco para luz
Abobrinha- base amarelo limão matizado com verde folha e detalhes em verde pinheiro e sépia, iluminar com branco
Berinjela- Branco no centro, base em magenta , matizei com violeta e preto
Para a berinjela usei o processo de pintar maçã, deixando branco no centro, lembra?
O passo a passo com fotos da berinjela e da gota escorrendo está  no link abaixo:
Gota escorrendo em berinjela, passo a passo com fotos...


As gotas- A cor escura para matizar(ou sépia, ou terra queimada) e branco. Bom!Mas essas vão ficar para uma próxima ocasião, bem próxima mesmo eu estarei ensinado.
Quanto aos tomates, olha o passo a passo deles aqui:


O risco dessa pintura está no meu blog de riscos, bem aqui:


                      A transparência é feita com a tinta branca 

E aqui nesse link vc aprende a fazer o efeito transparência-
Copo de suco- Transparência

 Estes vídeos também irão te ajudar:

Efeito transparência - pintura em tecido parte 1/2

Efeito transparência - pintura em tecido parte 2/2

Espero que vocês gostem, mas eu queria muito saber sua opinião, por favor me conte aqui no blog, deixe um comentário dizendo se você gostou ou não...

Bom fim de semana...Bejimmmmmmmmm

Link encurtado (uso encurtador de URL Google) para essa postagem:  http://goo.gl/5SrnzF

11 comentários:

  1. Oi Inês ,que maravilhosa pintura ,e as gotas de água então que perfeição ,adorei.Bjs.http://crismandarini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Inês!
    Destreinada nada, sua pintura ficou maravilhosa como sempre, amo pinturas de legumes, mas não pinto quase nada, não sou muito boa nos legumes...rsrs
    Amei!
    Um beijo com muito carinho!

    ResponderExcluir
  3. Lindas pintura !Eu adoro gotas nas flores e legumes .As tua estão perfeitas.Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!Boa noite
    Inês
    ... destreinada assim vc faz melhor do que muitos com muito treino,hehehe,eu nem tento,só leio os paps para ver como são feitas as artes...gostei da duas gotas escorrendo...
    ah, respondi o email,mas caso não tenha recebido,vc pode divulgar da forma que quiser, todos juntos ou individuais,lógico, que darei um espaço de semanas entre eles, tá?
    Agradeço pelo carinho
    Belos dias
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. lindooo lindoo demais amei parabéns

    ResponderExcluir
  6. Oi Inês.
    Gosto muito desta pintura.
    O detalhe da gota está mesmo natural.
    Parabéns.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Nossa, precisa ter o dom, né! E vc nasceu com este dom.
    Agora vai eu tentar... kkkkkkkkkkkk! Melhor não.
    Uma ótima semana!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  8. Lindo, amiga!!!
    Gostei demais da composição e a sua pintura , está um espetáculo!
    Parabéns , minha querida , beijão!

    ResponderExcluir
  9. Nossa Inês, que tudo essa pintura. Acho incrivel como os tomates que você pinta ficam perfeitos!!!!!!!!! Tem uma outra pintura sua que tem um saquinho de tomates que eu adoro, e acho uma perfeição. Esses ficaram do mesmo jeito, parecendo de verdade!!!
    Adorei e concordo com todo mundo aqui dos comentarios as gotas estão incrivelmente reais!!!!
    Isso sem falar na abobrinha (ah coisa gostosa..eca!!!!) da beringela e da cebola que estão perfeitas e da transparencia claro, que ficou tudo de bom!! ARRASSOUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    É muito bem ver você de volta ao blog e postando tanta pintura legal com pap util para as meninas.
    Parabens amiga!!!
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  10. Oi Inês, como vai?
    Ki coisa mais linda essa pintura !!!!!
    Tudo muito bem explicadinho, ficou maravilhoso seu PAP.
    Não me arrisco a fazer gotas e nem transparência.....
    Esse negócio é pra quem sabe mesmo.
    Bom final de semana.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Amei sua visita em meu blog. Obrigada por seu comentário, sua opinião é muito importante para mim.Bjimmmm e volte sempre...

Divulgue o blog se você gostar. Obrigada


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...